Confederação Brasileira de Golfe

Argentino Juan Garmendia vence o 30º Aberto de Brasília

21 de abril de 2013

O golfista argentino Juan Ignacio Garmendia, 5º do ranking de seu país, venceu neste domingo (dia 21) o 30º Aberto de Golfe de Brasília, que foi disputado no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal. A paulista Ruriko Nakamura foi a campeã feminina. O torneio foi válido para os rankings mundial, nacional e regional de golfe.



Garmendia somou 217 tacadas, contra 225 do paulista Marcio Sadao Kimura, representante do Damha Golf Club, de São Carlos (SP). Para garantir o vice-campeonato, Kimura fez uma volta final de 71 tacadas, a segunda melhor do torneio. 



O terceiro colocado, com 226 tacadas, foi o gaúcho Matheus Balestrin, que jogou 70 na final – a melhor volta de toda a competição. Também terminaram com 226 o quarto colocado, o também gaúcho Octavio Villar, e o quinto lugar, o carioca Daniel Ishii. Ivan Tsukazan, de São Paulo, terminou com 227 tacadas em sexto lugar, seguido por Walter Nunes Souza, do próprio Clube de Golfe de Brasília, com 228, em sétimo.



Damas – Ruriko Nakamura, número 3 do ranking nacional, venceu após liderar a competição desde a primeira rodada. Ela somou um total de 241 tacadas, contra 243 de Lucia Guilger, a vice-campeã, e 244 de Carla Ziliotto, a terceira colocada, todas elas de São Paulo.



O campeonato organizado pela Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong) celebrou o aniversário de Brasília, comemorado no dia 21 de abril, e desde o ano passado faz parte do calendário oficial de eventos do Distrito Federal. O campeonato reuniu 112 jogadores de 12 estados e de sete países. “Ficamos felizes com o nível técnico do torneio. Convidamos jogadores de fora justamente para aumentar a competição, e esperamos repetir isso no ano que vem”, diz Carlos Eduardo Barroso, presidente da Fecong.



Paulo Cezar Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe, anunciou durante o evento que fechou um convênio com o Ministério do Esporte para transformar o Clube de Golfe de Brasília num Centro de Treinamento de Alto Rendimento de golfe. “Tenho certeza de que identificaremos muitos futuros campeões no Centro-Oeste”, disse.

Clique aqui para ver os resultados completos.



Demais categorias - Walter Nunes de Souza, de Brasília, venceu a categoria de handicap index 0 a 8,5, com 213 tacadas, seguido por Rogério Ribeiro, também com 213, e Krisjanis Bakuzis, com 216. O campeão da categoria 8,6 a 14 foi Iuri de Oliveira, com 216, contra 222 de Rodrigo Ribeiro e 223 de Junio Batista. Na categoria de 14,1 a 22,1, o vencedor foi Bruno Flecha, com 209, seguido por Sangki Lee, com 218, e Henry Briggs, com 220. Alfredo M. Junior venceu entre os jogadores de 22,2 a 33, com 76 pontos stablefor, seguido por Joaquim Leão, com 75, e Paulo Freire, com 62. Laura Caetano, do Clube de Golfe de Brasília, venceu a categoria feminina de index 0 a 16, com 212 tacadas, seguida por Hiromi Suzuki, com 225.



Campo elogiado –O Clube de Golfe de Brasília, onde aconteceu a competição, é um dos melhores do país. O traçado leva a assinatura do inglês Robert Trent Jones, uma das lendas em design de golfe. Nos últimos anos, o campo passou por mudanças significativas, como a instalação de um moderno sistema de irrigação da Rain Bird, líder mundial no setor, e aquisição de maquinário de última geração, o que fez o campo atingir níveis internacionais de qualidade, tornando o campo perfeito para competições internacionais de alto padrão como o 30º Aberto de Brasília.



O 30º Aberto de Brasília contou com o patrocínio de Polaris Investimentos e apoio da American Airlines, Aquarela Centro de Ortodontia, ALJM Consultoria Empresarial e Laboratórios Sabin. O evento é organizado pela Fecong e tem o apoio institucional da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).



Sobre a Fecong – A Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe (Fecong) é composta por três campos: Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal, Goiânia Golfe Clube, em Goiânia (GO), e Terra Selvagem Golfe Clube, em Cuiabá, no Mato Grosso. A entidade é filiada à Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e comanda o golfe na região Centro-Oeste.

 

Ruriko Nakamura, a campeã, e Lucia Guilger, a vice

 

 

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site