Apoio vital
A Federação Paulista de Golfe, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, firmou parceria com a Credit Suisse Hedging-Griffo Corretora de Valores e com a Akzo Nobel, maior fabricante mundial na linha de produtos químicos. A verba incentivada garantirá as despesas do Golfe Nota 10 neste ano, permitindo que o projeto aumente o número de atendimentos e, consequentemente, possibilite a oficialização de mais participantes, informou a assessoria de imprensa da FPG.
O Golfe Nota 10 foi lançado em 2007 para difundir e incentivar a prática do esporte nas escolas e é uma das iniciativas de maior sucesso da FPG. Desde seu início, mais de 5 mil crianças das escolas públicas e privadas já receberam aulas gratuitas de golfe com os instrutores da Federação. Só em 2009 foram mais de 1.500 atendimentos. Alguns alunos de escolas que participaram do projeto chegaram a tirar o handicap oficial e já disputam torneios amadores pelo país.
“A parceria com a Credit Suisse Hedging-Griffo e com a Akzo Nobel permitirá que a FPG incremente um de seus principais projetos para este ano, que é disseminar a prática do golfe entre o público infanto-juvenil. Mesmo porque, o golfe estará de volta aos Jogos Olímpicos em 2016 e precisamos incentivar os novos talentos”, comemora o presidente da FPG, Manuel Gama.
Durval Pedroso, diretor de Desenvolvimento e Novos Projetos da FPG, é o coordenador do Golfe Nota 10. Ele lembra que “o golfe ajuda a desenvolver a coordenação motora e a capacidade de concentração. Ajuda a definir e a estabelecer objetivos, estimula o auto-conhecimento e o respeito à natureza.
A metodologia do projeto Golfe Nota 10 foi desenvolvida por uma equipe da FPG, com a participação de uma pedagoga e de jogadores profissionais, para apresentar às crianças as técnicas e os benefícios do golfe de forma alegre e descontraída. O programa está dividido em 10 etapas, sendo que as cinco primeiras são realizadas dentro da escola e as demais em um campo de golfe. O projeto Golfe Nota 10 inclui todos os equipamentos necessários para a prática do esporte e apropriados para as crianças, além de material didático ilustrado com regras explicadas de modo prático e objetivo.
O Golfe Nota 10 também conta com um circuito disputado pelos alunos das escolas participantes e por sócios dos clubes de até 12 anos sem handicap Índex. A equipe do Golfe Nota 10 em cada escola é formada por professores de golfe (jogadores profissionais com vasta experiência em treinar crianças e jovens) e assistentes. O projeto pretende engajar os professores de Educação Física, e com o seu desenvolvimento, num futuro breve, transformar o golfe em uma das modalidades esportivas do currículo escolar.