Confederação Brasileira de Golfe

Alexandre Rocha obtém vaga para o Web.com Tour

06 de dezembro de 2015

O paulista Alexandre Rocha garantiu neste domingo o seu retorno ao Web.com Tour, o circuito de acesso ao PGA Tour americano. Ele terminou a temporada 2015 do PGA Tour Latinoamérica, o principal circuito de golfe do continente, em 4º lugar – os primeiros cinco ganharam vagas para o Web.com Tour.

Rocha terminou empatado na 16ª colocação a disputa do PGA Tour Latinoamérica Tour Championship, o campeonato que fechou a temporada em Porto Rico. A posição o fez cair da 3ª para a 4ª colocação, mas mesmo assim garantiu a ele o direito de disputar o circuito de acesso ao PGA Tour no ano que vem.

A boa colocação de Rocha no PGA Tour Latinoamérica foi obtida graças à vitória dele no Aberto do Brasil apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, etapa brasileira do PGA Tour Latinoamérica ocorrida no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, no final de setembro, evento organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e realizado pela empresa IMM.

Em 2011, Rocha se tornou o primeiro brasileiro em 30 anos a disputar o PGA Tour americano – naquela época, dava para se classificar diretamente para a elite do golfe, algo que hoje só é possível por meio do Web.com Tour.

O paulista permaneceu na elite do golfe em 2012, e disputou o Web.com Tour nos dois anos seguintes. Este ano, ele optou por disputar o PGA Tour Latinoamérica para garantir o seu retorno ao circuito de acesso a fim de lutar por pontos no ranking mundial e preparar a sua volta para o PGA Tour.

Atualmente, Rocha é o terceiro melhor brasileiro no ranking mundial, em 599º lugar. Está atrás apenas de Adilson da Silva, em 322º, e de Lucas Lee, em 363º, segundo o ranking divulgado na segunda-feira dia 30/11. Países que não possuem golfistas entre os 15 primeiros do ranking mundial poderão levar até dois representantes para a volta do golfe às Olimpíadas após 112 anos de ausência.

No momento, apenas Silva está na zona de classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 entre os brasileiros na disputa masculina. Lucas Lee chegou a estar no ranking olímpico, mas saiu da lista após ter ficado afastado de competições durante um mês por conta de uma lesão.

Lee é um exemplo da importância do Web.com Tour. No início do ano, ele disputou o Brasil Champions, etapa brasileira do circuito, a convite da Confederação Brasileira de Golfe. Chegou às finais, e isso o ajudou a obter vaga em outra etapa. Uma sucessão de bons resultados, que incluíram dois vice-campeonatos seguidos, deram a Lee importantes pontos para o ranking mundial – ele subiu mais de 300 posições – e uma vaga no PGA Tour.

A vitória no Aberto do Brasil e a boa temporada de Rocha já o fizeram subir mais de 160 posições no ranking mundial este ano. Seu maior desafio agora é obter bons resultados no Web.com Tour até julho de 2016, quando serão definidas as vagas olímpicas.

CONFIRA AQUI O MONEY LIST DO PGA TOUR LA

Confederação afiliada

Comitê Olímpico do Brasil Internacional Golf Federation R&A Federacion Sudamericana de Golf Comitê Brasileiro de Clubes

Parceiros

Patrocinadores

Premiações

Mapa do Site