Alexandre Rocha consegue vaga para o PGA Tour
Com uma jogada sensacional no penúltimo dos 108 buracos de golfe que jogou nos últimos seis dias, o paulista Alexandre Rocha se tornou nesta segunda-feira dia 6 o segundo golfista brasileiro da história a se classificar para disputar o PGA Tour, circuito de golfe profissional americano que é o mais bem pago do mundo. Em 2010, o PGA Tour distribuiu mais de US$ 276 milhões em prêmios.
Rocha foi o primeiro brasileiro em mais de 30 anos a passar para a fase final da Qualifying School, ou Q-School, a disputadíssima classificatória para o PGA Tour que este ano foi jogada em dois campos, o Crooked Cat e o Panther Lake, ambos na Flórida.
O único brasileiro a ter disputado a fase final e a ter jogado no PGA Tour antes foi o carioca Jaime Gonzalez, profissional do São Fernando Golf Club, de Cotia (SP), que entrou no circuito mais bem pago do mundo no final da década de 70 e jogou lá até 1982. Uma curiosidade: Gonzalez foi o professor de Alexandre Rocha, que começou a jogar golfe no São Fernando Golf Club.
Rocha terminou a competição de seis dias que dava 25 vagas para o PGA Tour com um total de 419 tacadas (72/73/70/68/68/68, ou 10 tacadas abaixo do par). Se tivesse dado uma tacada a mais ao longo dos 108 buracos que jogou, não teria garantido a vaga para o circuito.
“O frio e o vento ajudaram a esquecer um pouco da pressão”, disse o jogador assim que saiu do campo. “Sempre pensei que pudesse chegar ao PGA Tour, mas nunca realmente acreditei”, afirmou. “Ter jogado na Ásia e em todos os outros lugares em que já joguei me ajudaram muito hoje e ao longo da semana. Tivemos todo o tipo de dificuldade – o vento, o frio, as posições das bandeiras – e minha experiência me ajudou”, completou.
Vários trechos da partida final de Rocha foram transmitidos pelo The Golf Channel, que reprisou diversas vezes o tiro que o brasileiro deu no buraco 8 (o penúltimo que jogou no torneio, pois havia começado a final do buraco 10), um par 3 de 210 jardas. Rocha quase fez um hole in one e deixou a bola muito próxima para um birdie decisivo, que o fez ir para -10 e finalmente garantir sua vaga.
Aos 33 anos, Rocha já jogou o Tour de Las Americas e o European Tour e o Challenge Tour, os dois circuitos de golfe mais importantes da Europa. Atualmente disputava o Tour Asiático. Em março deste ano, jogou seu primeiro torneio do PGA Tour. Ele se classificou para o Honda Classic, disputado na Flórida, após vencer uma classificatória de 163 jogadores que dava duas vagas apenas para aquele torneio. Rocha virou notícia no mundo todo ao terminar a primeira rodada do torneio a apenas uma tacada dos líderes. No final dos quatro dias de competição, terminou em 59º lugar.